2018
CENTRO SÃO CIRILO
SERVIÇO JESUITA AOS REFUGIADOS / UNIDADE HABITACIONAL DE SANTO ANTÓNIO
VENCEDORES

A primeira edição do prémio ‘D. António Francisco’, atribuído a 11 de setembro de 2018, distingue dois projetos dos Jesuítas portugueses de apoio aos refugiados e população desfavorecida na cidade do Porto, o Centro de São Cirilo e o trabalho na Unidade Habitacional de Santo António.
O galardão é atribuído no Palácio da Bolsa, no dia em que assinala o primeiro aniversário da morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, numa iniciativa da Associação Comercial do Porto, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A distinção destina-se a “apoiar cidadãos que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz”.
Sobre os vencedores
Centro São Cirilo
O Centro Comunitário São Cirilo é uma comunidade de inserção focada na capacitação para a autonomia de pessoas e famílias, migrantes e nacionais, em idade ativa e em situação de fragilidade social, promovendo a sua integração através de projetos de vida construídos com os próprios.
O Centro acolhe pessoas isoladas e famílias (com e sem filhos) em idade ativa e com índices mínimos de empregabilidade, pois a autonomia pretendida faz-se sobretudo através da integração laboral. O “projeto de vida” é o instrumento que orienta toda a intervenção, sendo definido e avaliado periodicamente entre a equipa e o utente, num trabalho conjunto que promove a capacitação e responsabilização.
Serviço Jesuita aos refugiados
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica, fundada em 1980, sob responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo.
Em Portugal, o JRS é criado em 1992, e desde então, a atuação junto dos nossos utentes tem-se desenvolvido nas seguintes áreas: apoio social, apoio psicológico, apoio médico e medicamentoso, apoio jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional, Cursos de Língua Portuguesa e ações de formação para o emprego. Também está presente no acompanhamento a imigrantes em detenção administrativa (Unidade Habitacional de Santo António).






